top of page

Chamada ABERTA para trabalhos

SEGUNDA CHAMADA ATÉ 22 de abril

Espera-se que participem do III Seminário e do I Encontro, estudantes de graduação no campo da produção do espaço físico e social, tais como arquitetura e urbanismo, ciências sociais, engenharias, geografia, agrárias e ambientais, junto de professores, pesquisadores, construtores, representantes de comunidades, movimentos populares, sindicatos e profissionais que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos nos métodos coletivos e temas estratégicos abordados, com finalidade de contribuição à emancipação humana coletiva frente ao capital.

Disposições gerais

  • Os trabalhos submetidos devem ser originais e inéditos, não podendo estar em avaliação para outra publicação. Na ocorrência dessa situação, deverá ser feita uma justificativa à Comissão Científica.

  • Os resumos expandidos e os trabalhos em vídeo devem ser submetidos via formulário, no link disponível

  • Os resumos aprovados deverão ser inseridos em um template a ser disponibilizado no site do evento

  • Os trabalhos em video aprovados deverão apresentar uma sinopse, de acordo com o template disponível

  • Em caso de dúvidas sobre a submissão de trabalhos, enviar e-mail para comunica.renace2024@gmail.com

EIXOS TEMÁTICOS
 

Tema 1
Experiências pedagógicas de ensino

Este eixo temático está reservado para trabalhos que tratem sobre o ensino e aprendizagem em canteiros experimentais. O pensamento crítico, em um lugar privilegiado, que é o próprio canteiro experimental, abre caminhos para um ensino e uma aprendizagem livres. Por seu caráter plural, coletivo, naturalmente sensível aos problemas sociais, os canteiros experimentais abrem possibilidades para uma pedagogia que se mostra emancipatória, uma vez que dá ferramentas que permitam ações coletivas de autonomia. Neste eixo serão aceitos trabalhos que tratem de experiências desta natureza e que possam avançar nas vivências dos canteiros para além da extensão universitária. Serão recebidos aqui trabalhos com enfoques em consolidação de novos canteiros, projetos pedagógicos que incluem canteiros, experiências e exemplos exitosos de canteiros experimentais, pedagogias aplicadas em canteiros experimentais, entre outros.



Tema 2
Experiências em ações de extensão e relação com movimentos sociais

O eixo temático foi pensado para trabalhos que apresentem experiências vinculadas à extensão universitária, seja desenvolvidas nos limites físicos da instituição de ensino quanto externamente, na cidade ou no campo, tais como: estruturação de Canteiros Experimentais via projetos de extensão; atividades práticas construtivas vinculadas a projetos de extensão; ações práticas construtivas junto a grupos organizados relacionados com HIS urbana ou rural; trocas de conhecimento com profissionais construtores como mestres de obras e pedreiros; execução de tecnologia social em territórios socialmente vulnerabilizados, dentre outras.​



Tema 3
Culturas construtivas

Idealizamos essa linha temática para pesquisas, estudos de casos e experiências que apresentem e discutam projetos, questionamentos e a problemática no campo do patrimônio cultural e as práticas construtivas. Ações sobre as técnicas construtivas tradicionais (ou “de culturas tradicionais”), a importância do saber fazer e da sua transmissão para gerações futuras. As dificuldades e destrezas encontradas por indivíduos, coletivos, instituições públicas e de ensino em prol da conservação, preservação, manutenção e restauro.



Tema 4
Pesquisa em materiais e sistemas construtivos

Este eixo temático aborda a importância dos estudos acerca de materiais, técnicas e sistemas construtivos para a produção de habitação, notadamente popular, com eficiência e baixo custo, de modo a buscar respostas viáveis e sustentáveis aos problemas de ausência ou inadequação habitacional no contexto atual das nossas cidades e comunidades. Estes estudos, tanto teóricos quanto práticos e com resultados diversos, devem ser capazes de produzir e transferir conhecimento para capacitação de profissionalismo da construção civil e colaborar com a autonomia de comunidades, com reflexos diretos também na qualidade da construção e consequentemente contribuindo com a segurança e conforto da população; impulsionando a inovação, promovendo o acesso à moradia digna e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades.



Tema 5
Inovação, modelagem e fabricação digital

Pesquisas, estudos de caso, relatos de experiência e reflexões sobre técnicas construtivas e tecnologias que convergem em práticas inovadoras aplicadas ao Canteiro Experimental. Podem estar associadas a ferramentas ou a fluxos de trabalho baseados na IoT (Internet das Coisas), que permitam maior racionalização, redução de recursos e resíduos, aumento da produtividade, bem como a processos de desenvolvimento de softwares livres, redes de colaboração na nuvem ou a ferramentas específicas de trabalho para a modelagem e fabricação digital.




 

DATAS IMPORTANTES

  • Limite para envio dos resumos expandidos: 22/04/2024 (segunda-chamada);

  • Limite para envio dos vídeos: 22/04/2024 (segunda-chamada);

  • Limite para proposição de oficinas: 05/04/2024 (encerrado);

  • Aceite / pedido de revisão dos resumos expandidos: Trabalhos já em avaliação;

  • Inscrições nas oficinas: de 19/04/2024 a 13/05/2024; 

  • Recebimento dos resumos expandidos revisados: (prorrogado);

  • Evento 27/05 a 30/05/2024

  • Envio dos artigos completos para os Anais do Evento: data final 17/07/2024;

  • Aceite / pedido de revisão dos artigos completos: 30/08/2024;

  • Envio dos artigos completos revisados: 09/09/2024;

  • Aceite final: 20/09/2024;

  • Lançamento dos Anais completos: 15/10/2024.

Templates para as apresentações

Resumos expandidos

1) O resumo deve ter entre 3.000 e 5.000 caracteres com espaços;

2) É necessário indicar 3 palavras-chave;

3) Referências bibliográficas terão um limite entre 3 e 5 (três e cinco);

4) O número máximo de autores em cada resumo enviado é 5 (cinco);

5) Poderão ser inseridas até 2 (duas) imagens.

Videos

1) O vídeo deve ter entre 3 a 5 minutos de duração e incluir legendas para garantir acessibilidade de conteúdo.

2) No formulário de envio do vídeo deve ser preenchida uma sinopse entre 500 e 700 caracteres com espaços.

3) No formulário, deve ser anexada uma imagem em alta resolução com a capa ou frame significativo do vídeo.

4) É necessário indicar 3 palavras-chave.

5) Referências deverão seguir as normas ABNT 6023:2018 e NBR10520:2023.

6) O número máximo de autores em cada vídeo enviado é 5 (cinco). 

7) Co-autores que ultrapassem o limite, colaboradores, editores e pessoas que aparecem nas imagens devem ser creditadas ao final do vídeo.

8) Após aprovação, devem ser incluídos no vídeo: o nome completo dos autores e informações básicas sobre o Canteiro Experimental, Local ou Contexto da proposta ou ação (Vínculo institucional, se houver, Cidade, Estado, País, ano de captação das imagens). 

Oficinas

1) A oficina acontecerá no Canteiro Experimental da FAU USP.

2) Dentro da programação do evento, as oficinas estão agendadas para ocorrer no dia 29/05 (quarta-feira). No caso de submissão de propostas semelhantes por diferentes oficineiros, a organização poderá entrar em contato buscando formular a possibilidade de integrar as propostas em uma mesma oficina, no intuito de absorver um maior número de propostas.

3) É aconselhável que a proposta de atividades a serem desenvolvidas considere uma duração máxima para a oficina de QUATRO HORAS para não comprometer o cronograma geral do evento e limitar a participação do público em outras oficinas.

 

4) Um fator relevante para o aceite e viabilidade da oficina é a lista de materiais e equipamentos requisitada pelo oficineiro neste formulário a ser fornecida pela organização do evento. Tais insumos devem apresentar um custo médio para o evento de 500 (quinhentos) reais. Entretanto, é possível que algumas ferramentas e equipamentos não precisem ser contabilizados dentro do custo da oficina, caso o canteiro experimental já disponha dos mesmos.

 

5) A data limite para envio DESTE FORMULÁRIO é o dia 22 de Março de 2024.

 

6) A organização do evento se isenta da responsabilidade de providenciar itens não informados no ato da submissão da oficina.

​Em breve serão abertos os formulários para inscrição nas oficinas.

bottom of page